Bastidores da fotografia de casamento por Bruna Francisco

Bastidores da fotografia de casamento por Bruna Francisco

Hoje, este post será sobre um dos assuntos mais discutidos entre os casais que planejam seu casamento, a fotografia.

A fotografia é o que eterniza aquele momento tão desejado, seja ele casamento, bodas ou sessões. Por isso, deve ser pensado, planejado e escolhido com muito carinho. Os momentos são únicos, a fotografia é eterna!

Para que vocês possam conhecer um pouco do processo da fotografia, irei listar e comentar sobre cada momento até o grande dia e o que vem após.

Começando o planejamento

Assim que o casal decide marcar a data do casamento, é preciso pensar em vários detalhes, sendo um deles, a fotografia. O ideal, é começarem a fazer os orçamentos com pelo menos 1 ano de antecedência e no máximo 6 meses antes do evento, isso possibilita que aquele fotógrafo desejado tenha a data disponível, tempo para a sessão pré-wedding (que as vezes, podem ser remarcadas, pois sessões externas dependem da previsão do tempo), entrega das fotos/materiais devidamente tratados e possibilidade de parcelamento dependendo do profissional escolhido.

É muito importante que o casal observe o portfólio dos profissionais antes de marcar a reunião e fechar os contratos. Procure também, saber a opinião dos clientes que já o contrataram (aqui no nosso blog, por exemplo, temos o guia de depoimentos, assim você já fica por dentro das experiências de nossos clientes).

Conhecendo os trabalhos e sabendo o que está contratando, traz muito mais confiança e conforto para o grande dia.

Ao marcar a reunião com seu fotógrafo, tire todas as dúvidas para que os profissionais possam esclarecer tudo muito bem. Confirme valores, datas, quantidade mínima de fotos, quantos profissionais serão, como será a entrega dos trabalhos, enfim… tudo nos mínimos detalhes para que seu contrato seja perfeito e sem nenhuma dor de cabeça no final. É muito importante também, que o contrato seja lido com muita atenção antes de assiná-lo.

Para quem deseja bons profissionais, valores justos e trabalhos maravilhosos precisam andar juntos, desconfie caso os valores estejam muito inferiores ao que se mostra em seu portfólio, essa é uma das reclamações que mais observamos na internet. Por isso, fique atento aos detalhes e não somente ao que pretende gastar.

Fechamento do contrato de casamento

Ao marcar a reunião com seu fotógrafo e fechar o contrato, é preciso conversar sobre alguns pontos do evento:

  • Terá cerimonial?
  • Terá filmagem?
  • Terá Dj?
  • Terá alguma homenagem importante?
  • Terá algo diferente?

Se for SIM para algumas das questões acima, é muito importante que isso seja dividido com seu profissional fotográfico, para deixá-lo preparado para qualquer eventualidade. O ideal também, é passar os contatos dos profissionais que irão participar do evento, pois assim, todos os seus fornecedores estarão em sintonia no dia do evento.

Pré-wedding

Após tudo esclarecido, defina a data, dia e local para o pré-wedding. Muitos casais gostam de praias ou sítios, existem inúmeras possibilidades, basta conversar com seu profissional. Há casais que gostam de locações, como hotéis fazenda, pousadas, cabanas, museus, cervejarias ou fabricas diferenciadas, se esse for o seu caso fique preparado, pois o valor do seu pré-wedding pode subir um pouquinho, esses lugares cobram diárias. Após sua sessão, é só aguardar o prazo que seu fotógrafo lhe indicou para receber suas fotos e álbuns. Enfim, mais uma etapa é concluída e logo chegará o grande dia.

2FOTO: Bruna Francisco

Preparativos para o casamento

E então chega o dia tão esperado pelo casal, e toda aquela saga e corre corre para deixar tudo nos últimos detalhes, chega ao fim. O dia da noiva começa cedo, e ao fechar o making of com seu fotógrafo, é importante que os horários sejam definidos e marcados com ele com pelo menos uma semana de antecedência. Não vamos esquecer do noivo, que também merece o making of não é mesmo?! Fica lindo completar um álbum com toda a história desse dia.

Tudo precisa estar perfeito, então conversas, e-mails, ligações e “whatsapps” estarão à todo vapor!!! Não fiquem com medo, liguem para o seu profissional antes do dia e deixem tudo certinho para não ficarem no making of resolvendo outras pendências.

O casamento

Agora sim, o coração bate forte e se inicia o primeiro passo de uma nova vida!

Com todo o planejamento concretizado e os últimos detalhes ajustados, os profissionais estarão fazendo o possível para que este dia seja perfeito para os noivos. Assim como outros fornecedores, a equipe fotográfica vai estar atenta e trabalhando desde cedo para que tudo saia perfeito, é muito bacana que o casal converse com seu cerimonial ou decorador e deixe uma mesa reservada para estes profissionais se alimentarem, onde poderão deixar seus equipamentos seguros enquanto pausam por alguns minutos.

O dia será corrido e passará em um piscar de olhos, confie em seus profissionais e caso tenha desejo de alguma foto, peça para que eles façam, pois os fotógrafos sempre estarão à disposição dos noivos e nada passará despercebido.

Chegará um certo momento em que a equipe fotográfica irá finalizar os trabalhos, é nessa hora que você pode e deve pedir mais algumas fotos caso tenha esquecido.

4 copyFOTO: Bruna Francisco

Entrega dos materiais

Atualmente, os noivos tem fechado seus contratos com álbuns/livros fotográficos inclusos, isso é maravilhoso tanto para o casal e a família, quanto para o fotógrafo. Os álbuns/livros fotográficos duram e ultrapassam gerações, diferentemente da era digital que invadiu os anos 2000. Com o livro impresso é possível “tocar” e relembrar os melhores momentos dos noivos, já não é a mesma coisa vendo em uma tela de computador ou tv, onde se perde horas vendo mais de 500 fotos de todos os momentos. O livro se torna muito mais especial por ser selecionado, atraente aos nossos olhos e dura uma vida inteira, alcançando futuras gerações.

Nós, da Bruna Francisco Fotografias, entregamos em duas formas, sendo elas, fotos digitais em lindos DVD’s personalizados e álbuns, que chamamos de “livros da vida”.

Existem vários tamanhos de álbuns e os mesmos possuem diversos acabamentos, como: tecidos, couro, madeira, papel fotográfico, linho, acrílico. Tudo depende do investimento que o casal deseja fazer.

5FOTO: Bruna Francisco

Enfim, espero que possamos ter esclarecido um pouco do que acontece por trás de belas escolhas.

Seu casamento pode ser grandioso, se a fotografia eternizá-la de forma majestosa e pelos olhos de quem entende! (Bruna Francisco)

Por Bruna Francisco – Fotógrafa de casamento e família

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *